Inovação na Indústria e Economia circular em Destaque no Innovation Day da Católica
O que é a inovação e quais os desafios e oportunidades de ligar a investigação científica a soluções inovadoras? Foi o tema central das celebrações dos 40 anos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa e da 5.ª edição do Transform4Europe (T4EU) Science Café.
"A palavra inovação tem sido um pouco abusada nos últimos anos”, usada em demasiada, começou por referir Ricardo Simões, Diretor de Inovação da CCDR-Norte, moderador do T4EU Science Café. Impera por isso recordar a definição como “a exploração bem sucedida de novas ideias”, não apenas em termos de lucro, mas de transferência de valor para a sociedade, como frisou Guido Bortoluzzi, Professor Catedrático de Gestão da Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Trieste.
“É fundamental aproximar a ciência das pessoas e dos desafios reais das empresas. Iniciativas como esta reforçam o papel transformador das universidades enquanto motores de inovação”, afirmou Céline Abecassis-Moedas, Pró-Reitora para a Inovação e Empreendedorismo da Católica.
Dando exemplos práticos de cooperação entre a academia e o mundo empresarial, a Pró-Reitora da Católica referiu o caso da Glooma, uma start-up fundada em 2021 por Francisco Nogueira, estudante da ESB, e Frederico Stock, alumnus da Católica Lisbon School of Business and Economics.
Juntos desenharam um dispositivo para ajudar a diagnosticar o cancro da mama, e hoje contam já com vários prémios e até uma parceria com a CUF.
Já Guido Bortoluzzi contou como a Universidade de Trieste trabalhou de perto com uma empresa náutica, ajudando-os a criar o “primeiro cruzeiro totalmente baseado em hidrogénio”.
Neste dia dedicado à inovação, o T4EU Science Café trouxe à discussão os desafios e oportunidades de ligar a investigação científica a soluções inovadoras como a economia circular.
A sessão refletiu sobre como universidades e centros de investigação podem atuar como motores de inovação, acelerando a transferência de conhecimento para o setor empresarial e promovendo soluções sustentáveis, tecnológicas e economicamente viáveis.
Simultaneamente foram gravados dois episódios especiais do podcast da T4EU Reach Out, conduzidos por Beatriz Bernardes, doutoranda em Biotecnologia e representante do Student Council T4EU.
Sob os tópicos “Circular Economy – General Concept and Theme Introduction” e "Innovation Perspective on Circular Economy”, e com Manuela Pintado, Diretora do CBQF, e Guido Bortoluzzi, Universidade de Trieste, como convidados, os episódios têm lançamento previsto ainda este mês.
Com ênfase em eco-design, simbiose industrial, bioeconomia e pensamento de ciclo de vida, os podcasts convidam os ouvintes a refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia na construção de um futuro mais sustentável.
Recorde agora: